No passado dia 28 de Fevereiro de 2009, a Região do Algarve comemorou o Dia de Baden-Powell, numa organização conjunta da Junta Regional do Algarve do CNE, da Junta Regional da AEP, do Núcleo de Lagoa da FNA e dos Agrupamentos 715 de Estômbar, 1256 do Parchal e 1292 da Mexilhoeira da Carregação, numa jornada que juntou, no concelho de Lagoa, mais de 1600 escuteiros. Esteve também presente uma representação da Federação Inter-Diocesana dos Scouts Católicos da Andaluzia (MSC).
O ‘Jamboree da Saudade 2009’ foi, seguramente, a maior concentração escutista jamais realizada no Algarve. O anfiteatro do Pavilhão do Arade, onde se realizaram as cerimónias finais, foi pequeno para tantos escuteiros, o que obrigou os Lobitos a ocupar um espaço alternativo onde assistiram às cerimónias finais e à Eucaristia através de um sistema interno de ecrãs de televisão. Foi uma cerimónia imponente, com a actuação do grupo Laudate, e, depois, com as intervenções dos dirigentes regionais do CNE, AEP, FNA e MSC, e do presidente da Câmara Municipal de Lagoa, José Inácio Marques, que esteve presente juntamente com o vereador da Cultura, Joaquim Cabrita.
Na altura, com a presença de Manuel Tomás e Jorge Caria, respectivamente da direcção nacional e do conselho fiscal da Fraternidade Nuno Álvares, os elementos do Núcleo de Lagoa, Paulo Paias e João Prata foram condecorados com a ‘Medalha da Solidariedade’.