A Direção Nacional da Fna, representada pelo Presidente Nacional, Domingos Leal do Paço e o Vice-presidente Nacional, João Policarpo, acompanhados pelo Assistente Nacional da FNA, Senhor Padre Joaquim da Nazaré Domingos, reuniu no dia 06 de março de 2017 em Fátima, com sua Exa. Reverendíssima Senhor D. António Moiteiro, Bispo da Diocese de Aveiro, para apresentarem cumprimentos pela sua nomeação recente de responsáveis Nacionais da FNA.
Neste encontro foi apresentado o programa de atividades para a Associação a nível Nacional, falando muito especial na Diocese de Aveiro.
Apresentando assim um programa combinado com os responsáveis da FNA que incluía uma reunião de trabalho da Região de Aveiro na Sede Regional do CNE, com intensão de podermos organizar em conjunto todo o funcionamento da Região de Aveiro, promovendo a organização dos seus quadros de responsáveis a nível Regional.
O Senhor Bispo ficou contente pelo nosso entusiasmo e coragem, dando-nos todo o apoio e manifestando todo o interesse que a FNA, na sua Diocese fosse uma Associação de exemplo e de entrega nas Paróquias onde estão sedeados, como testemunho de Fé e Amor ao Próximo numa Missão Cristã. Ficou combinado o agendamento de um novo encontro, manifestando todo o interesse de estar sempre informado com o compromisso de estar sempre com a FNA.
Assim no passado sábado dia 11 de março 2017, a Direção Nacional da FNA, representada pelo Presidente Nacional, Domingos Leal do Paço e o Vice-presidente Nacional, João Policarpo, esteve presente na Região de Aveiro para reunir com todos os representantes dos Núcleos da FNA daquela Região, encontro que tinha ficado agendado quando da volta por todo o país na apresentação da lista candidata à Direção Nacional.
Esta reunião teve o fim de fazer encontrar todos os responsáveis dos Núcleos da Região de Aveiro, na perspetiva de em conjunto poderem levar a cabo a possibilidade de organizar esta Região, que há algum tempo tem estado sem os seus quadros diretivos não podendo corresponder ao apoio aos Núcleos, bem como às responsabilidades a nível Nacional de que a Associação necessita.
Estiveram representados todos os Núcleos da Região, nomeadamente os Núcleos da Murtosa, Águeda, Ílhavo, Avanca, Esgueira e Anadia, faltando o Núcleo da Borralha que a pedido dos seus Associados mostraram interesse de passarem para o Núcleo de Águeda, propondo assim a suspensão do Núcleo da Borralha.
Todos os Associados de cada Núcleo apresentaram o seu plano de atividades e como têm até ao momento vivido com as suas dificuldades, manifestando todos a necessidade de criar os seus responsáveis Regionais numa perspetiva de organizar a Região e dar lugar à Expansão, dando assim sentido ao programa estabelecido pela Direção Nacional.
Foi falado e combinado por todos fazerem a regularização das suas quotizações, aproveitando esta altura em que os Núcleos estão tratando dos Censos relativamente ao ano em curso.
Falou-se do tema do Ano “Caminhada com Maria” sendo acordado marcar para a Região de Aveiro em setembro de 2017, ficando combinado que seria a Região de Aveiro a entregar a Imagem Peregrina de Nossa Senhora em Fátima no encontro de encerramento com toda a Associação. Todos ficaram muito satisfeitos confiantes que Maria vinha dar-lhes toda a força para continuarem neste projeto de Escuteiros Adultos de que todos tanto gostam.
Para terminar e marcar a continuação desta vontade da Direção Nacional, foi proposto e acordado por todos os Associados a marcação de um próximo encontro que será um Conselho Regional, no dia 01 de julho pelas 21,00 horas na Sede Regional do CNE em Aveiro, casa que nos tem sido dispensada pela Chefia Regional do CNE, que muito agradecemos, pois desde o primeiro contacto feito com Chefe Regional Carlos Santos, que se disponibilizou para o que fosse necessário, assim queremos manifestar o nosso reconhecimento.
Este Conselho Regional terá como ponto importante a eleição da Mesa do Conselho Regional, para que depois a devido tempo possa ser aberto um Processo Eleitoral provocando a eleição para a Direção Regional e para o Conselho Fiscal Regional, ficando esclarecido que todo este processo será feito e decidido pelos Associados da Região de Aveiro, ficou também prometido pela Direção Nacional que irá acompanhar todo este processo até ao seu final.
Por fim foi feita uma análise sobre o calendário Nacional das atividades, tomando todos conhecimento e compromisso de mobilizarem nos seus Núcleos todos os Associados a participar.
QUEM SOMOS
« »
NACIONAIS
Departamento de Radioescutismo
« »
REGIÕES
« »
NÚCLEOS
« »
OUTROS
Fraternal dos Antigos Escoteiros de Portugal
Casa do Escuteiro (Lagoa - RAlg)
« »