A experiência de “ser peregrinos com os peregrinos” que somos chamados a viver em Fátima neste tempo especial de risco tem desafios pessoais que podemos aproveitar também para aumentar a nossa fé e a viver com mais profundidade. A Virgem Maria, Senhora de Fátima, além de ser nossa padroeira e intercessora, é referência e modelo da nossa fé. Três conceitos, e três palavras, podem orientar a nossa reflexão, meditação e oração: Acolher, Peregrinar e Servir. Maria é modelo em todos estes passos.
Maria acolheu o Anjo Gabriel e o seu anúncio, o chamamento ou vocação para ser a Mãe do Filho de Deus: “Salve, ó cheia de Graça, o Senhor está contigo”.
Maria foi peregrina em muitos momentos: Visita a sua prima Isabel, Ida ao Templo de Jerusalém com Jesus, em menino na Apresentação, e aos doze anos, pela Páscoa. Maria foi peregrina com Jesus na subida ao Calvário, e na sua ressurreição. Diz-nos a Escritura que “Sua mãe guardava todas estas coisas no seu coração”.
Maria disponível para servir em entrega total: “Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra”.
Enquanto servimos e acolhendo os nossos irmãos peregrinos em nome da nossa fé, saibamos também orientar-nos quer no espaço, quer na fé, como peregrinos que somos, na vida e em Fátima.
Assistente Nacional da FNA
Pe. Joaquim da Nazaré
QUEM SOMOS
« »
NACIONAIS
Departamento de Radioescutismo
« »
REGIÕES
« »
NÚCLEOS
« »
OUTROS
Fraternal dos Antigos Escoteiros de Portugal
Casa do Escuteiro (Lagoa - RAlg)
« »