TEMA ANUAL, tem a designação:
“A MÍSTICA do COMPROMISSO”
A MÍSTICA
“A mística é o mistério e o segredo” e ainda “que as propriedades principais do estado místico são duas: a passividade da alma, inundada por dons sobrenaturais, e a simplicidade com que se produz a união com Deus.” A mística é o estado de alma, depois de libertada do pecado. É o que podemos chamar um estado iluminativo. A base da vida mística está na contemplação como experiência que Deus outorga ao homem, a qual não é adquirida por meios naturais.
Para melhor se compreender o que à frente se escreve relativamente à FNA, recordamos por exemplo, o que se considerou para a FNA e tido como a sua mística:
(Padre Manuel Fonte, então Assistente Nacional do CNE, escreveu sobre a Mística da FNA)
O COMPROMISSO
«Este compromisso de servir a Deus, a Igreja e a Pátria, que evidentemente não devem estar ao mesmo nível, o Escuteiro toma-o por sua honra (...).
O Escutismo é o conjunto daqueles que se comprometeram a estar “Alerta”, o que significa, escreve Baden-Powell, “que deveis ter o espírito e o corpo sempre em condições de fazer o seu dever” (...).
Nas grandes etapas da vida Escutista, isto é, nas diferentes fases do seu crescimento, vai renovar a Promessa e enraizá-la mais profundamente em si próprio como uma nova tensão no sentido do bem. É preciso levá-lo a fazer do seu compromisso externo um ato livre, refletido e alegre.» (em “Pela Educação à Liberdade um Caminho: o Escutismo”).
Este texto, escrito por M. D. Forestier, lembra-nos aquele dia marcante em que realizámos o sonho de nos tornarmos Escuteiros – em que fizemos a nossa Promessa.
Caros Escuteiros,
Após ganharmos firmeza com os temas vividos nos últimos três anos, “Caminhada com Maria”, “A Cidadania” e “A Família”, eis-nos preparados para dar outros decisivos passos enquanto Associação.
Somos uma Associação de Escuteiros Adultos Católicos, que assenta em três dimensões, que relembro:
Com COMPROMISSO individual e coletivo (Núcleo) conseguiremos AGIR, e as nossas AÇÕES são sempre uma demonstração de capacidade para organizados, darmos de nós a quem necessita, ou seja, SERVIR.
Será necessário o contributo de todos para, ao longo deste ano, conseguirmos chegar a uma explicação para a Mística do Compromisso. Será através da aplicação prática de todas as vivências expressas nos temas dos anos anteriores, e pelo trabalho que tivemos e teremos pela frente, que no final do ano estaremos preparados para realizar um Colóquio da FNA, em que todas as Regiões e Núcleos possam estar representados para, juntando todos os contributos, todas as vivências destas diferentes dimensões, trabalhar o painel “FNA: MÍSTICA DO COMPROMISSO”. As conclusões serão transpostas depois para um documento único, como expressão de um sentimento vivido e construído por todos. Este é o desafio para este ano.
Este é o nosso TEMA ANUAL……
Porque este é o nosso lema: SERVIÇO É NOSSA RAZÃO DE EXISTIR.
É ESTE SENTIMENTO QUE NOS MOVE – Sei que vão aceitar este nosso desafio.
Saudações Fraternas
Domingos Leal do Paço
Presidente da Direção Nacional
Disponível no Site Nacional documento completo, (acesso aqui)
QUEM SOMOS
« »
NACIONAIS
Departamento de Radioescutismo
« »
REGIÕES
« »
NÚCLEOS
« »
OUTROS
Fraternal dos Antigos Escoteiros de Portugal
Casa do Escuteiro (Lagoa - RAlg)
« »