Listas A Candidatas às Direções Regionais da Região da Guarda
Direção Regional e Conselho Fiscal Regional, triénio 2018/2021
Direção Regional
Presidente - Pedro António Vicente Coelho (Núcleo do Teixoso)
Vice-presidente – Alexandre Paulo da Conceição Madeira (Núcleo do Tortosendo)
Secretária – Maria Isabel da Silva Soares Reis (Núcleo da Guarda)
Secretária – Ana Rita Gonçalves Martins (Núcleo do Fundão)
Secretário – Edgar Manuel Mariano Proença (Núcleo da Covilhã)
Conselho Fiscal Regional
Presidente – Paulo Manuel Paulino Serra (Núcleo do Teixoso)
Vice-presidente – Eduardo Manuel Simões Alves (Núcleo do Tortosendo)
Secretária – Maria de Fátima Mendes Gonçalves (Núcleo do Fundão)
Unir para Servir
O ato eleitoral que agora se verifica tem a singularidade de ser o passo para a construção da Região da Guarda no que diz respeito à Fraternidade de Nuno Álvares. A escolha dos elementos que vão integrar a primeira direção para esta nossa estrutura reveste-se, assim, de uma especial importância.
São muitos desafios que se avizinham neste período, mas maior é a vontade de construir um projeto Fraterno, transversal, sólido e global. Neste sentido, de entre o conjunto de medidas que agora são propostas às Fraternas e aos Fraternos da nossa Região, uma linha nos liga, a de dar vida e voz à mais recente Região do País no que respeita à Fraternidade de Nuno Álvares. Tendo por base a representatividade dos cinco Núcleos que constituem o grupo Regional desenvolvido até aqui e como objetivo, a construção de pontes entre todos eles, surge agora o projeto a que nos propomos.
Apresentado este desígnio central, o de nos assumirmos como uma Região representativa, plural e forte, fica um segundo compromisso, ainda relacionado com a nossa posição no panorama Nacional da FNA. Com o ato eleitoral do próximo dia 9 de dezembro de 2019, a Região da Guarda passa a contar com uma equipa diretiva escolhida por todos os membros que será o rosto e a voz das expetativas e ambições desta nossa jovem Região.
Tendo por base estas intenções foi desenhado um programa de ação que contempla, para já, atividades Regionais com realização disseminada pelo território, mas também atividades Regionais desenvolvidas pelos diferentes Núcleos, uma forte aposta na área da expansão, com políticas e medidas pensadas para a criação de novos Núcleos numa das Regiões com mais história e presença do Corpo Nacional de Escutas, a implementação de diferentes momentos de formação para os Fraternos com intuito destes servirem da melhor forma os seus Núcleos, em temas específicos, mas sobretudo, para que em temas gerais, todas e todos os Fraternos possam servir melhor o nosso movimento.
Este é um programa aberto e comprometido. No amadurecimento das várias ideias que vos são agora propostas existe um leque de iniciativas cuja realização se pretende o mais abrangente possível, mas que não se esgota nelas mesmas. Isto é, o traçar de objetivos e de aspirações, é uma forma encontrada de apresentar um rumo, um percurso para os próximos anos no que diz respeito à vivência Regional. Contudo, existirá sempre espaço e abertura para acrescentar possíveis propostas feitas pelos Fraternos e/ou pelos Núcleos.
Um programa comprometido porque define um caminho a seguir e apresenta um projeto a construir com a ajuda de todos. Queremos ter uma Região Fraterna, mas uma Região ao serviço da FNA, da Sociedade e do próximo, queremos uma estrutura de afetos que cumpra os desígnios da matriz identitária da nossa organização. Nesse sentido é avançado um conjunto de propostas plenamente concretizáveis, capazes de serem mensuradas ao longo da sua execução e criadores de uma estrutura Regional sólida e madura.
QUEM SOMOS
« »
NACIONAIS
Departamento de Radioescutismo
« »
REGIÕES
« »
NÚCLEOS
« »
OUTROS
Fraternal dos Antigos Escoteiros de Portugal
Casa do Escuteiro (Lagoa - RAlg)
« »